Descubra como despertar a sua criatividade

De acordo com o relatório Future of Work, publicado em 2023 pelo Fórum Econômico Mundial, a criatividade é a segunda habilidade mais importante para o trabalho em 2023 — atrás apenas de pensamento analítico.

https://www.weforum.org/reports/the-future-of-jobs-report-2023/

Criatividade na aprendizagem

87% dos professores e 77% dos pais concordam que as abordagens de ensino que inspiram a CRIATIVIDADE no processo de aprendizagem têm um retorno maior para os alunos.

https://www.gallup.com/education

Competências Gerais da Educação Básica

2 - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br

Referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio.

4.2. Processos Criativos

Este eixo tem como ênfase expandir a capacidade dos estudantes de idealizar e realizar projetos criativos associados a uma ou mais Áreas de Conhecimento, à Formação Técnica e Profissional, bem como a temáticas de seu interesse. Justificativa: Para participar de uma sociedade cada vez mais pautada pela criatividade e inovação, os estudantes precisam aprender a utilizar conhecimentos, habilidades e recursos de forma criativa para propor, inventar, inovar.

https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/70268199

Pensamento Criativo será avaliado pelo PISA

Pensamento criativo é avaliado no estudo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2021.

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/acoes-internacionais/publicada-nova-matriz-de-referencia-para-o-pisa-2021